quinta-feira, 5 de maio de 2011

Camburi Hostel:Café da manhã em companhia muito especial, pássaros silvestres







Imagine acordar num lugar, onde é possível tomar o café da manhã, na companhia de pássaros silvestres de todas as cores e cantos, que vêm, aos bandos, buscar migalhas de pão e frutas, direto das suas mãos! Pois é, isso não é sonho. E você pode realizá-lo num único final de semana, partindo de São Paulo, em apenas duas horas de estrada, pela Rodovia Mogi-Bertioga. Basta fazer a sua reserva no Camburi Hostel, uma pousada filiada ao Hostel International – cadeia de hostels internacional – e você verá que é possível deixar para trás todo o estresse da cidade grande, em algumas poucas horas, proporcionado pela mudança radical de ambiente, onde a paz, a segurança e o ar puro, ainda são possíveis.



Pequena reserva de Mata Atlâtnica no quintal do Hostel:  o paraíso existe e é aqui!

É uma delícia acordar de manhã, espreguiçar-se e ir até a janela das varandas, abertas para a reserva de Mata Atlântica, fechar os olhos e respirar profundamente. O ar fresco e perfumado da mata que cerca a pousada, parece que purifica até a alma e você já se sente bem mais confortável consigo mesmo.
O cheiro de bolo fresco que vem da cozinha é outro aroma que te aguça os sentidos e o próximo passo é descer as escadas e rumar para o restaurante, onde um delicioso e completo café da manhã te aguarda. Bolos, tortas, frutas diversas, banana com granola, geléias e doces caseiros enchem os olhos e nos convidam para um demorado café da manhã.



Além das delícias à mesa, o ritual do café acaba sendo mais demorado ainda, porquê ninguém resiste a companhia dos passarinhos, que quase invadem a cozinha, em busca de migalhinhas de pão e pedacinhos de frutas. Alegres, barulhentos e com plumagens tão coloridas e diferentes, não há como ficar indiferente a essa cena e aí, pronto, você se esquece da vida, do dia de sol lá fora, das praias e dos passeios, e pode ficar assim, embevecida, por muito tempo, a contemplá-los.



Mas, quando finalmente, eles se sentirem satisfeitos e não olharem mais para a sua câmera, então, é hora de procurar outros atrativos, e isso é o que não falta, em Camburi. De carro, a pé, ou de bike, você está a apenas 5 kms de algumas das praias mais lindas da região: Camburi, Camburizinho e Praia da Baleia, isso se quiser ficar só com essas opções mais próximas. É difícil escolher entre cada uma delas, pois uma é mais charmosa do que a outra.
Praia da Baleia: águas tranquilas e e grande extensão de areia plana, ideal para boas caminhadas ou passeios de bike.

Praia da Baleia é um convite ao esporte. Devido a sua enorme extensão de areias brancas e lineares, é muito procurada pelos espíritos mais aventureiros que gostam de combinar sol, mar e ação. Assim, é comum encontrarmos muitos bikeiros logo de manhãzinha, pedalando na praia.

Ao longo do dia, as magrelas ficam encostadas nas barracas, esperando por mais um passeio no final da tarde. Ah, não estranhe se receber a visita de um exótico quero-quero que vem quase embaixo do seu guardassol, em busca de comida. Esse “manquinho” do vídeo é um habitante antigo do lugar e muito familiarizado com os banhistas. Manquitola, acaba sendo uma atração a parte, numa tarde preguiçosa de sol, quando me diverti com suas coreografias.

                                           A dança do quero-quero manquitola, na praia da Baleia!!!

Camburi já é a praia preferida dos surfistas devido as ondas mais altas que batem fortes na areia, um pouco mais irregular que a da Baleia, mas ótima pra exercitar as pernas. Para quem quer ficar só contemplando a paisagem, sem fazer muito esforço, essa é a praia ideal, também. Se você  não tiver levado cadeiras e guardassóis, não se preocupe.

Quase todos os barraqueiros vendedores de bebidas e comidas de praia são muito prestativos e sempre têm esses apetrechos a disposição. Então, se não estiver munido desses trecos indispensáveis para relaxar na areia, a pedida é “estacionar” próximo de uma barraca dessas, porquê aí a comida e a bebida estão garantidas, e você não tem mais com que se preocupar: só descansar, curtir o sol e a vista da praia que é um lindo cartão postal, por onde quer que seu olhar passeie.

Saída de barcos da Barra do Sahí: opção para passar o dia nas Ilhas, com mais privacidade.


Mas, se estiver a fim de uma opção bem divertida e com mais privacidade, ela pode ser conquistada alugando um barco, que sai da Barra do Sahi e te leva até as Ilhas – duas ilhotas, que ficam bem em frente às praias de Camburizinho e do Sahi. Os barqueiros permitem que se levem até coolers abastecidos com água e cerveja, além de cadeiras e guardassóis, o que garante o conforto dos turistas que se aventuram a passar um dia diferente, lagarteando ao sol por lá, até o sol quase se despedir no céu.



De volta ao Camburi Hostel, as noites são sempre aconchegantes, pois como o lugar fica numa área de reserva de Mata Atlântica, a temperatura é sempre mais fresca, e o Hostel possui muitas opções de relax e lazer. Alguns hóspedes simplesmente puxam uma cadeira, logo na entrada da casa assobradada, e ficam ali, horas, batendo papo, conhecendo pessoas, e claro, contemplando as estrelas. Outros, disputam movimentadas partidas de sinuca. Há aqueles, mais reservados, que preferem relaxar ou simplesmente ler, nos confortáveis sofás, dispostos em vários ambientes.

Mas a maioria está mesmo dando um tempo prá reconquistar energias e cair na balada. Lá pelas onze horas da noite, o estacionamento fica vazio. Quase todos os carros partem na mesma direção, em busca de boa música e agito, nas diversas danceterias que se espalham entre Camburi e Maresias: Galpão, a antiga e sempre em alta Sirena e agora, a Morokos, disputam a atenção dos baladeiros noturnos.

Lourdes, doceira de mão-cheia, que também ataca de guia nas trilhas de Camburi.
Deliciosa companhia!


Eu preferi a companhia da cozinheira Lourdes, que estava preparando deliciosos apfelstrudells, recheados com maçãs verdes e uvas secas, marinadas no vinho, para o café da manhã do dia seguinte. Enquanto ela esticava a massa, e ia preparando cada um dos pastelões, fomos batendo papo e fazendo fotos, até que todos estivessem prontos. Claro que fui recompensada e ganhei o primeiro pedaço, experimentando-o antes de todos os hóspedes. As fotos estão aí, prá você ficar com água na boca, também!!!!



Serviço: Camburi Hostel – camburihostelsertao@hotmail.com. Telefone: 12. 38653675





Nenhum comentário: